


nas terras do vento é o primeiro livro juvenil do velejador beto pandiani. relata a viagem de espaguete e de seu cachorro picolé em um catamarã, um tipo de barco a vela sem cabine, com dois pequenos cascos unidos por um trampolim. seu caminho é repleto de aventuras, partindo de santos, no litoral de são paulo, com o objetivo de contornar o cabo horn, no extremo sul do nosso continente. o mapa abaixo e o título, lá no alto, foram desenhados pelo ciro girard, designer responsável por todo o projeto gráfico do livro.

o texto ganha vida com uma experiência visual atraente, graças à mente criativa de um editor maluco e genial, o roberto linsker, da editora terra virgem, que me convidou para ilustrar o projeto, por meio da linguagem das histórias em quadrinhos.





mas a primeira coisa que fizemos, depois de ter o texto pronto e antes de elaborar o roteiro, foi desenhar as personagens principais. abaixo, uma primeira versão do espaguete, inspirado num jovem beto pandiani, e seu companheiro, o whippet picolé.

depois disso, elaborei o roteiro, com a ajuda atenta da jô bertoli e do felipe pan, esbocei as páginas, com uma mão do tainan rocha, finalizei os desenhos e, finalmente, colori, junto com a mariane gusmão. seguem algumas amostras das etapas do processo.
























ao longo da jornada, espaguete e picolé encontram muito lixo plástico nas praias, mas recuperam a esperança em um futuro melhor, ao conhecer personagens inspiradoras.





o livro vem com uma sobrecapa que traz um infográfico, organizado pelo alessandro meiguins, e no verso um texto, editado pelo ronaldo ribeiro, sobre a importância do plástico em nossas vidas, desde sua origem, e a urgência na conscientização sobre a redução do seu uso e sobre seu descarte correto.


o livro como um todo é um projeto bastante ousado: é uma história sobre sonhar e realizar, sobre objetivos e resiliência, sobre motivação. também é sobre coragem, sobre agir com o coração na escolha daquilo que realmente importa.


é sobre o nosso pequeno planeta azul.

