
a coleção a cidade da gente tem contado a história de várias cidades brasileiras. cada livro conta a história de um município. o roteiro surge a partir da interação entre professores e alunos da rede municipal de ensino com os autores. em 2024, tive a honra de ilustrar a cidade de joão pessoa.

para mim, a produção deste livro começou um pouco diferente das anteriores. a gisele germano, que coordena esse projeto lá na editora olhares, me pediu uma carta pra que eu me apresentasse para os alunos e alunas, além de professoras e professores da rede municipal, as pessoas com quem eu iria trabalhar ao longo da produção do livro.



lá tem coco de roda, uma dança em que o movimento do corpo ganha "voz" porque a batida do pé parece mesmo um coco se quebrando no chão.



tem também as alas ursas, que alegram as ruas da periferia de João Pessoa na época do Carnaval, com seus ursos que dançam malucões vestidos em fantasias de milhares de fiapos plásticos.



e não é só de sons que se fazem as delícias e as tradições de uma joão pessoa que queremos homenagear. é também de gentes e de cores e de crenças!




o sol não poderia se pôr mais alaranjado do que na balaustrada, ponto da cidade que já fez sucesso demais entre os mais ricos na rua das trincheiras. lá é possível avistar os mais bonitos azuis do bairro peninsular ilha do bispo.




também os verdes remanescentes da mata atlântica que são motivo de muito orgulho! visitar a bica, o parque ecológico bosque dos sonhos e o jardim botânico foi inspirador para todos e acordou a palavra poética dentro de cada um. oxóssi, rei das matas, que o diga!




é entre o calor do coco de roda e o frescor da bica que as palavras de professores e alunos das escolas da rede municipal nos convidam a conhecer um pouco mais de joão pessoa. suas vozes, organizadas pela escrita da sibélia zanon, nos navegam por rios de pesca, por zabumbas e ganzás, por avenidas alegres e dançantes desta cidade tão querida.

